quinta-feira, 8 de julho de 2010

Falsos "EUs"


Falsos "EUs"


A busca por uma identidade que o projete na sociedade faz com que o ser humano se esmere quase impulsivamente em ser o que ele não é e não pode ser. E, se ele já não se reconhece a si mesmo como ser essencial e verdadeiro, procura nas suas projeções do ego satisfazer a necessidade de auto-afirmação na sociedade. Para alcançar esses objetivos, serve-lhe qualquer posição que se apresente, desde que lhe traga esperança, seja por iniciativa própria, seja por indução do sistema que lhe governa os sentidos. Procura então, ele, satisfazer os seus anseios e não presta mais atenção em si mesmo do que presta aos personagens que projeta de seu ego, que são os seus muitos "EUs" falsos. Qualquer desvio de expectativa de um desses "personagens" custa-lhe muitas vezes uma depressão.

Perdido e confuso entre as muitas partes de seu ego, os seus muitos "EUs" ecoando em sua mente, ele já não se reconhece e perde cada dia mais o contato com a sua essência, enquanto se identifica cada vez mais com os pensamentos e as crenças sobre si mesmo. "Eu sou isso, eu sou aquilo; eu só faço assim, eu penso assim, eu acho isso...", e lá se vão milhares de "EUs" moldando uma personalidade cada vez mais confusa e alimentando um ego super fragmentado e insatisfeito. Encontrar-se no meio dessa balburdia de projeções e ainda saber quem ele é, fica cada vez mais difícil. Ele está desconectado de seu centro, de sua alma, e segue numa busca desenfreada por satisfações materiais e espirituais, que nunca o preenchem; ele nunca está completo em si, e mesmo o que ele busca para o espírito, na maioria das vezes, busca em lugar errado - fora de si, aquilo que está unicamente dentro de si. O vazio do ego é um buraco negro que suga tudo e nunca se satisfaz, e quanto mais desejos, quanto mais identificação com as suas partes, os "EUs", mais o vazio se expande.

Quando olho no rosto, nos olhos das pessoas, em geral o que vejo é um brilho se apagando; ausência de alma e muita ansiedade. São raras as pessoas que têm a alma expandida e carregam no semblante o brilho da alegria, da felicidade e satisfação da plenitude com a vida. A maioria mais se parece como robôs ambulantes, ou cadáveres sem alma e quase sem vida. Triste realidade, mas que não reflete a verdade sobre o espírito eterno que habita esses corpos; se eles se entregaram aos prazeres mundanos, relegando a planos secundários a sua atenção com a sua espiritualidade e com o seu autoconhecimento, isso só os tornará infelizes temporariamente, até que acordem do sono das ilusões que sustentam. Logo, também estarão diante de seu EU verdadeiro e reconhecerão a si mesmos e verdadeiramente quem são, embora isso possa demorar algumas vidas.


O EU Verdadeiro

O EU verdadeiro é a sua essência - espírito, centro que pulsa na alma. A conexão com o seu EU verdadeiro se dá no silêncio da meditação, não na barulheira dos ritos e das buscas desenfreadas por satisfações materiais ou pela ânsia de conhecimento. Amplie a sua consciência através de um contato mais íntimo com a sua alma. Comece com alguns minutos de silêncio todos os dias, e chame a isso de meditação se quiser, ou simplesmente relaxamento. Nesse momento de encontro com a sua alma, mantenha toda a sua atenção apenas na sua respiração, e vá entrando com ela no seu interior, percebendo todas as sensações, sem se envolver com nenhuma delas. Abandone-se completamente em si mesmo e esvazie-se de seu conhecimento. Deixe que os pensamentos transitem livremente por sua cabeça, sem lhes dar atenção. Pensamentos são como amebas e querem atenção e diálogo, mas você pode não pensar se quiser; apenas observar.

Num segundo momento, procure identificar todos os seus "EUs" falsos e desidentifique-se deles. Separe-se deles, eles não são você. Você não é nenhum deles, são todos falsos desejos e falsas projeções do ego. Vá mais fundo e esvazie-se o quanto puder de todos esses conceitos falsos a seu respeito. Você não é nada disso, são apenas pensamentos, desejos e sonhos. Prossiga até que nenhum desses "EUs" falsos tenha mais poder sobre você. Quando você não encontrar mais identificação com nenhum deles, estará diante de si mesmo, do seu EU verdadeiro, o ser essencial que é espírito puro e alma que projeta toda a sua luz. Mas, não se apresse, pois isso pode levar tempo, embora tempo seja relativo; é mais disciplina que tempo.

Conhece-te a ti mesmo, não há outra razão para você estar aqui. Se você esquecer de si para se entregar aos sonhos e às ilusões que a sociedade lhe oferece, sentirá falta da oportunidade mais adiante, e, quanto mais protelar a busca por seu autoconhecimento, maior será o sofrimento. Caminhe em seu tempo, em seu ritmo, e faça as suas buscas na medida das suas capacidades. Amplie a sua consciência sobre si, e aos poucos vá tornando esta consciência presente em todos os momentos da sua vida e em tudo o que faz.

Fique em Paz!

Luiz Antônio Trevizani

recebi por email de Nara e amei por isso compartilho com vcs bjs alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário